Homenagem (in memoriam) : Sala de Reuniões “Elisabeth da Nóbrega Coutinho” é inaugurada no Fórum Cível da Capital

27 de setembro de 2022

O Presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba, desembargador Saulo Henriques de Sá e Benevides, inaugurou, na manhã desta terça-feira (27), a Sala de Reuniões “Elisabeth da Nóbrega Coutinho”, localizada no 3º andar do Fórum Cível ‘Desembargador Mário Moacyr Porto’ da Comarca de João Pessoa. O evento contou com a presença do corregedor-geral de Justiça, desembargador Fred Coutinho, filho da homenageada.

O espaço foi nomeado em homenagem (in memoriam) à ex-presidente da Associação das Esposas dos Magistrados e Magistradas da Paraíba (Aemp), que faleceu no dia 3 de junho deste ano. A aempiana era esposa do desembargador (aposentado) do TJPB, Júlio Aurélio Moreira Coutinho.

O local é destinado a eventos institucionais de médio porte, reuniões de magistrados e servidores, audiências com grande número de partes, inspeções do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e da Corregedoria Geral de Justiça, webinários, encontro de comissões e confraternizações, entre outros. O ambiente tem capacidade para 50 pessoas e é equipado com telão, projetor, notebook, computador, impressora, internet e outros equipamentos.

O Presidente do TJ, desembargador Saulo Benevides, ressaltou que a homenagem tem um significado importante para os membros do Poder Judiciário estadual, bem como eterniza o nome de Elisabeth Coutinho. “Elisabeth Coutinho era exemplo de mãe, de cidadã, e esposa do Desembargador Júlio Aurélio, e que sempre batalhou na educação dos seus filhos”, falou.

Emocionado, o corregedor-geral de Justiça, desembargador Fred Coutinho, afirmou que a família recebe a homenagem com muita gratidão. Ele fez questão de agradecer, na sua fala, ao Desembargador Saulo Benevides, autor da propositura, e ao diretor do Fórum Cível da Capital, juiz José Herbert Luna Lisboa, pela singela homenagem. “É um momento especial e que honra a trajetória de vida da minha mãe”, disse.

O diretor do Fórum Cível, juiz Herbert Lisboa, ressaltou que a ex-presidente da Aemp deixou um legado de amor, honradez, integridade e fraternidade, sempre pronta para ajudar as pessoas, sobretudo, os mais humildes. “Dra. Elisabeth Coutinho se revelou uma mulher sábia! Discreta em suas ações e providência, mas a toda hora firme nos seus propósitos de justiça e solidariedade”, declarou o magistrado.

Na oportunidade, o coral da Aemp, sob a regência do maestro Pedro Paulo Martins Cavalcanti, executou algumas canções e o músico Marconi Antônio de Araújo cantou a composição ‘Oração pela Família’, de padre Zezinho. O padre Robson Bezerra fez uma benção das instalações.

Também estiveram presentes na cerimônia os Desembargadores Maria das Graças Morais Guedes (Vice-Presidente da Corte), João Alves da Silva, Joás de Brito Pereira Filho e Marcos William de Oliveira; os juízes Eduardo Rubens da Nóbrega Filho e Francisco Seráphico da Nóbrega Coutinho, filhos da homenageada; a presidente da Aemp, Carmem Benevides; o procurador-geral do Estado, Fábio Andrade Medeiros; o procurador-geral de Justiça, Antônio Hortêncio Rocha Neto; o presidente da Associação dos Magistrados da Paraíba (AMPB), juiz Max Nunes; o presidente da Ordem dos Advogados da Paraíba, Harrison Targino; além dos desembargadores aposentados Arnóbio Alves Teodósio e Genésio Gomes Pereira Filho, magistrados, servidores, diretores e gerentes do TJ, promotores, familiares e amigos da homenageada.

Por Marcus Vinícius