Magistrados, assessores e servidores da Corregedoria Geral de Justiça vão participar de um treinamento sobre o uso do Processo Judicial Eletrônico (PJe). A primeira etapa da implantação do sistema, que está em fase de conclusão, consiste na instalação de novos computadores com duas telas, uma exigência para esse tipo de processo. Uma vez as máquinas instaladas, elas serão configuradas para o acesso ao PJe e a consequente capacitação dos servidores, pela Gerência de Desenvolvimento do Tribunal de Justiça da Paraíba.
Segundo o calendário, os servidores serão os primeiros a receber as informações. O curso, para eles, será realizado nesta terça-feira (7). Na sexta-feira (10), é a vez dos magistrados e seus assessores. A CGJ será a segunda, dentre as corregedorias estaduais do País, a receber, integralmente, a implantação do PJe. Esse instrumento funciona apenas na Corregedoria de Pernambuco e na Corregedoria Nacional.
Depois de devidamente treinados, todos os servidores e juízes terão a condição técnica de tramitar os processos exclusivamente pela via eletrônica. A medida vai ampliar o acesso ao público, pela possibilidade de reclamação direta e de acompanhamento processual pelos interessados, além de possibilitar a renovação do parque tecnológico da CGJ, a unificação dos sistemas e uma maior rapidez e segurança na tramitação processual. A instalação do sistema começa no início de julho.
“Todos os sistemas atualmente em utilização na Corregedoria serão unificados com a implantação do PJE, trazendo uma grande facilidade para gerenciar os processos e obter as informações necessárias por todos os interessados”, comentou o juiz-corregedor Meales Melo.
Por Fernando Patriota