O corregedor-geral de Justiça da Paraíba, desembargador Fred Coutinho, e o juiz corregedor Ely Jorge Trindade participaram, nesta quarta-feira (1º) da abertura do webinário realizado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Humano (SEDH) para discutir a erradicação do sub-registro civil de nascimento no Estado por meio das Unidades Interligadas.
Na ocasião, o desembargador reforçou o compromisso da Corregedoria com a cidadania em caráter primordial e enalteceu a iniciativa.
“Peço empenho para realizarmos as discussões necessárias e partirmos para a ação, a fim de evoluir e avançar para que esse sub-registro seja um passado que não nos deixe saudades. Queremos levar o registro, a dignidade e a cidadania para essas pessoas. Vida para aqueles que a tem de fato, mas não, de direito. Que este evento acenda mais luzes para clarear o caminho da cidadania paraibana e nacional”, enfatizou o corregedor Fred Coutinho.
Também o juiz Ely Jorge lembrou que o atendimento dos cartórios nas maternidades e hospitais que realizam partos já é uma realidade na Paraíba. “Agora, estamos atuando junto ao Comitê formado com o objetivo de promover a erradicação do sub-registro, unindo esforços para que todas as crianças sejam atendidas indistintamente, independente da distância que exista entre o local de nascimento e da residência”, afirmou.
As unidades Interligadas visam à emissão de certidão de nascimento, de forma gratuita, aos bebês que nascerem nas unidades de saúde em que o serviço funciona, ampliando, assim o acesso à cidadania.
O webinário na íntegra está disponível no youtube: https://www.youtube.com/watch?v=XY-X1n7dy14&feature=youtu.be
Por Gabriela Parente