Corregedoria Geral de Justiça do TJPB faz avaliação do seu planejamento estratégico

6 de maio de 2014

cgjnoiteOrientar e controlar os serviços judiciais de primeiro grau e extrajudiciais, primando pela eficiência da prestação jurisdicional. Esta é missão fundamental do Planejamento Estratégico da Corregedoria Geral de Justiça (foto), que está em vigor desde a data da publicação da Resolução nº 57/13, no dia 17 de dezembro do ano passado. A definição de negócio do planejamento da CGJ é “interagir, orientar, otimizar e corrigir”.

Com pouco mais de quatro meses de funcionamento, a Corregedoria faz uma avaliação dos benefícios do planejamento, que leva o slogan “Justiça se faz com otimização e ética”. O sucesso de um planejamento estratégico se dá através do acompanhamento da sua execução. Pensando nisso, constantemente a Corregedoria faz avaliações para nortear o grau de cumprimento das metas e ações do seu planejamento.

Segundo o diretor da CGJ, Aloisio Rodrigues Moura Filho, dentre os seus objetivos, já podem ser destacados o cumprimento de alguns deles, como por exemplo a implantação do malote digital eletrônico nas serventias extrajudiciais do Estado, “ferramenta que já está em uso desde o ano passado”. Outro ponto alcançado é a otimização da comunicação da Corregedoria com a população em geral, onde podemos destacar a criação de uma “fan page” no aplicativo Facebook (Corregedoria Geral da Justiça da Paraíba), que está com mais de 2.250 seguidores, como também um perfil no twitter (@CGJPB_Oficial) e um site (Corregedoria Geral de Justiça da Paraíba).

Outra meta que merece destaque é a implantação do projeto facilitador de busca de processos físicos, através de tarjas coloridas, que já está presente em 54 das 77 Comarcas do Estado, o que corresponde a um índice de 70% do cumprimento da meta.

Segundo o diretor da Corregedoria, outro ponto importante do planejamento é o processo de elaboração dos Códigos de Normas Judiciais e das Serventias Extrajudiciais, que está em pleno andamento. “Já foram instituídas comissões, através das Portarias Normativas 01/2013 e 02/2013. As respectivas comissões estão trabalhando em reuniões periódicas”, afirmou.

O planejamento estratégico da CGJ foi elaborado como um documento gerencial de alto valor agregado que prima pela eficiência da prestação jurisdicional e validade até 2018. Ele foi construído de forma participativa e em equipe, com uma visão de guiar de forma reta, transparente e mensurável a atual administração comprometida com o desenvolvimento do Poder Judiciário estadual. A proposta é que todos os membros, servidores e convidados envolvidos no planejamento estratégico, trabalhem em favor de um único objetivo: a eficiência e a celeridade da Justiça.

Participaram das reuniões para a construção do planejamento, além do corregedor-Geral de Justiça, desembargador Márcio Murilo da Cunha Ramos, desembargadores do Tribunal de Justiça da Paraíba que podem ser os próximos corregedores-gerais, juízes corregedores auxiliares; Carlos Antônio Sarmento, Meales Medeiros de Melo e Rodrigo Marques Silva Lima, assessores, servidores e convidados, tais como, representantes da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Paraíba (OAB-PB), Associação dos Magistrados da Paraíba (AMPB), juízes de 1ª e 2ª entrâncias, Associação dos Oficiais de Justiça do Estado da Paraíba, Sindicato dos Oficiais de Justiça do Estado da Paraíba e Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário do Estado da Paraíba.

Na internet – Todo o conteúdo do planejamento estratégico da Corregedoria Geral de Justiça está disponibilizado na página do TJPB (www.tjpb.jus.br). Basta clicar no banner “Planejamento Estratégico Corregedoria”, que está localizado na parte inferior da página. A íntegra do planejamento também está no site da Corregedoria.

Por Fernando Patriota