Corregedoria do TJ realiza concurso de redação sobre o tema “adoção” para alunos do ensino fundamental

4 de maio de 2006

         Alunos da 4º a 8º séries do ensino fundamental das Escolas Públicas de João Pessoa, Santa Rita, Cabedelo e Bayeux podem se inscrever até a próxima quarta-feira (12), para o I Concurso de Redação sobre o tema: “Adoção: Uma História de Amor”, que está sendo realizado pela Corregedoria Geral da Justiça da Paraíba, através da CEJA ¿ Comissão Estadual Judiciária de Adoção.

         O concurso faz parte das comemorações da Semana da Adoção, que culminarão com a entrega dos prêmios aos vencedores no dia 25 de Maio, às 10h, no Auditório do Complexo Judiciário “desembargador Marcos Antônio Souto Maior”, localizado no Altiplano Cabo Branco.

         O objetivo do concurso é promover entre os alunos do ensino fundamental o incentivo e a maneira de expressar seus conhecimentos sobre a prática da adoção. Os alunos poderão participar com apenas um texto, que deverá ser dissertativo-argumentativo, escolhido pelas equipes de professores ou pela direção da escola e encaminhado para as Comissões do Concurso, localizadas nas respectivas secretarias de Educação do Estado e de cada município, explicou o Corregedor Geral da Justiça, desembargador Jorge Ribeiro Nóbrega, que preside a comissão do concurso.

         Ele explicou ainda que cada comissão de redação deverá selecionar apenas uma redação por série para concorrer à premiação de 1º, 2º, 3º, 4º e 5º lugares e que deverá ser encaminhada até o dia 12 de maio. De acordo com as normas do concurso, o aluno ficará na obrigação de enviar sua redação de forma manuscrita e legível.

         A data limite para a entrega dos trabalhos será 12 de abril. Para efeito de participação, será considerada a data da postagem ou do comprovante de inscrição. O não cumprimento desta data limite desclassificará automaticamente a redação.

         Os trabalhos serão avaliados e julgados pela Comissão Estadual Judiciária de Adoção ¿ CEJA/PB e por uma equipe técnica. A decisão da comissão será irrevogável, não cabendo qualquer tipo de ação recorrente por parte do participante.

         O texto, além de manuscrito pelo aluno de forma legível, deverá conter no mínimo vinte linhas e no máximo 25. O seu conteúdo se embasará na originalidade, apropriação e desenvolvimento do tema, coesão e coerência, criatividade e os aspectos de correção gramatical. Os trabalhos devem ser enviados junto com a ficha de identificação, devidamente preenchida com letra legível.