Corregedor participa de entrega de telescópios produzidos pelos reeducandos de Esperança para cinco escolas

21 de outubro de 2022

A Corregedoria Geral de Justiça da Paraíba se fez presente durante a entrega dos primeiros telescópios produzidos pelos reeducandos da Cadeia Pública do Município de Esperança a cinco escolas da rede municipal de ensino, em evento ocorrido nessa quarta-feira (19), no Ginásio Poliesportivo O Arlindão.

A ação é fruto do Projeto ‘Esperança no Espaço’, desenvolvido pelo diretor da Cadeia Pública de Esperança, Lindemberg Gonçalves Lima, em parceria com o Judiciário local e com a Secretaria de Educação.

A iniciativa busca estimular a ciência através do fornecimento dos equipamentos para as escolas públicas. O projeto – inédito no Brasil – tem motivado os envolvidos e contribuído

juíza Paula Frassinetti

para a autoestima e a ressocialização dos reeducandos, conforme ressaltou a juíza titular da 1ª Vara, Paula Frassinetti Dantas.

“Estamos aqui para mostrar que a oportunidade pode fazer diferença na vida de uma pessoa. Os quatro participantes do projeto, aqui presentes, tiveram suas rotinas modificadas e possuem motivação para não desistir. Sabem que os erros que cometeram não definem suas existências e não os condenam a um futuro sem perspectivas. Para mim, é uma satisfação poder colaborar com a execução deste projeto, por meio do financiamento a partir das prestações pecuniárias. Percebemos nitidamente o impacto positivo da inciativa”, disse.

Ao participar da entrega, o corregedor-geral de Justiça, desembargador Fred Coutinho, enalteceu a ação. “Vimos que vale a pena ousar sonhar. Esperança está no espaço através deste projeto de resgate da dignidade e da cidadania dos reeducandos, que ocupam o tempo no estabelecimento prisional desenvolvendo um importante trabalho”, declarou.

Realizado pela Secretaria de Educação, o evento contemplou, ainda, um projeto relacionado à educação financeira, por meio do qual é ensinada a matemática para o dia a dia.

Por Gabriela Parente