O corregedor-geral de Justiça do Tribunal de Justiça da Paraíba, desembargador Romero Marcelo da Fonseca Oliveira, e os juízes-corregedores Antônio Silveira Neto e Silmary Alves de Queiroga Vita estão participando do I Fórum Nacional das Corregedorias (Fonacor), que ocorre no Auditório do Conselho da Justiça Federal, em Brasília, durante toda esta quinta-feira (27).
O evento é uma realização da Corregedoria Nacional de Justiça do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e foi aberto na noite dessa quarta-feira (26), com participação do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho, ministro Dias Toffoli, que proferiu uma conferência magna sobre ‘O CNJ e os desafios do Poder Judiciário no século XXI’.
O Fonacor tem o objetivo de promover a discussão e apresentar soluções e projetos para o enfrentamento dos desafios dos corregedores federais, eleitorais, trabalhistas, militares e estaduais, ante a realidade do Judiciário estadual.
Conforme programação do Fórum, quatro painéis ocorreram durante a manhã desta quinta-feira (27). ‘A Corregedoria como órgão de orientação’ foi proferida pelo corregedor nacional de Justiça, ministro Humberto Martins; e ‘As metas do Conselho Nacional de Justiça’ foi a palestra realizada pelo secretário-geral do CNJ, desembargador Carlos Vieira von Adamek.
No painel ‘Migração no PJe’, foram apresentadas duas palestras: “O método de produtividade inteligente e a necessidade do controle dos 100 dias’ (desembargadores Fernando Cerqueira Noberto e Sílvio Neves Batista e juíza Mariana Vargas) e ‘A digitalização do processo judicial como instrumento de sustentabilidade’ (por Ketlin Feitosa, gestora socioambiental do STJ).
O último painel da manhã tratou sobre ‘Regulamentos, exigências e fiscalização da atividade notarial e registral’, com os seguintes palestrantes: desembargador Fernando Tourinho de Omena Souza (coordenador do Fórum Nacional dos Corregedores-Gerais de Justiça) e juiz auxiliar da Corregedoria Nacional de Justiça Alexandre Chini.
Para o período da tarde, está previsto um painel sobre “Apresentação do projeto e dos fluxos atualizados do PjeCor’, a ser apresentado pelo juiz auxiliar da Corregedoria Nacional de Justiça, Márcio Luiz Coelho de Freitas.
Também serão realizadas oficinas de trabalho com os temas PjeCor, migração e digitalização, classes e sistemas, peticionamento por partes/interessados. O encerramento será feito pelo corregedor nacional de Justiça, ministro Humberto Martins, seguido da leitura da Carta do I Fonacor.
Por Gabriela Parente