CORREGEDOR-GERAL É HOMENAGEADO EM NATAL/RN

22 de outubro de 2018

O Corregedor-Geral de Justiça do Tribunal de Justiça do Estado da Paraíba, Desembargador José Aurélio da Cruz, recebeu a “Medalha de Honra ao Mérito Desembargador Décio Antônio Erpen”, no 79º Encontro de Corregedores Gerais do Brasil – ENCOGE – , que aconteceu até esse último sábado (20), na cidade de Natal, capital do Estado do Rio Grande do Norte.

Além de todos os Corregedores-Gerais do País, participaram do evento Juízes e demais Desembargadores, além de autoridades palestrantes, a exemplo do Ministro Humberto Martins, Corregedor Nacional de Justiça.

O Colégio Permanente de Corregedores Gerais do Brasil – CCOGE – , que promove o Encontro, foi criado em 1994 e fundado no dia 25 de outubro de 1995, em Maceió/AL. Tem por finalidade a fixação de diretrizes, uniformização de métodos e critérios administrativos, o incentivo e o intercâmbio das boas práticas adotadas pelas Corregedorias de Justiça, objetivando à celeridade processual e aproximação da Justiça com a população. Tem, também, por objetivo o estudo de questões relacionadas à atividade correicional e a proposição de soluções ao Corregedor Nacional de Justiça.

Na oportunidade, na Conferência de abertura do 79º ENCONGE, o Ministro Humberto Martins ressaltou a importância da presença de juízes em suas unidades judiciárias, de segunda a sexta-feira, com o “objetivo primordial de estar mais próximo da população e dirigir com eficiência seus módulos jurisdicionais”. Por ele também foi confirmado o desejo de implementação, em cada comarca brasileira, do sistema de videoconferência, no sentido de manter contato pessoal com o magistrado no momento em que entender necessário. Juízes mais próximos do cidadão, cada vez mais prudentes, humanos e sábios é como o Corregedor Nacional de Justiça antevê a atuação dos magistrados em um cenário cada vez mais consolidado no cotidiano dos profissionais da magistratura brasileira.

O Presidente do Colégio Permanente de Corregedores Gerais do Brasil – CCOGE – , Desembargador José Aurélio, por sua vez, destacou em seu discurso a importância da produtividade e do bom desempenho dos juízes. Ressaltou, ainda: “que são outros os tempos que, ora, vivemos, não sendo mais aceitável, não se tendo mais ambiente, mais espaço à ineficiência. A tecnologia não deixa, ela que é, hoje, uma das nossas grandes parceiras, nossa grande aliada, o que nos dá margem de destaque, cada vez mais, sobretudo em nosso trabalho”.

O 79º ENCOGE aconteceu em Natal, nos últimos dias 18, 19 e 20, tendo como tema “As Corregedorias de Justiça como Instrumento de Gestão do Poder Judiciário”.