Concurso de Redação sobre Adoção é debatido pela Ceja com mais de 40 professores da rede municipal

11 de novembro de 2021

Dando continuidade aos preparativos para o XI Concurso de Redação para alunos das escolas públicas e particulares do Estado da Paraíba sobre o tema ‘Adoção’, integrantes da Comissão Estadual Judiciária de Adoção (Ceja) da Corregedoria Geral e Justiça se reuniram com professores da rede municipal de ensino de João Pessoa para tratar sobre os termos do edital, publicado no dia 15 de outubro do corrente ano. Mais de 40 docentes participaram da reunião, ocorrida na noite dessa quarta-feira (10), que tratou, também, sobre a abordagem da temática junto aos alunos.

De acordo com a secretária administrativa da Ceja, Ana Cananéa, o edital está em aberto e o prazo para envio das redações se encerra na próxima terça-feira (16). “Muitas escolas, públicas e privadas, aderiram ao concurso. Já estamos recebendo o material, mas a expectativa é que haja aumento do envio a partir desta sexta-feira (12)”, declarou a secretária.

O concurso é destinado aos alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, bem como, alunos da EJA– Educação de Jovens e Adultos. Os professores devem selecionar e enviar as redações para a Ceja, em documento escaneado (PDF), através do e e-mail: ceja@tjpb.jus.br .

“O objetivo deste concurso é falar sobre adoção; tornar o assunto mais natural e leve, como é o nascimento de uma criança. Através da discussão do assunto com crianças e adolescentes, poderemos fomentar uma cultura de adoção adequada, legal (no termo jurídico) e consciente, desmistificando o tema”, disse Ana Cananéa.

Ana Cananéa explicou, ainda, que a iniciativa não busca promover o aumento das adoções, mas, sim, a reflexão sobre o tema. “Para nós da Ceja, o mais importante é difundir a ideia de uma adoção consciente, para que aqueles que o façam saibam que estão acolhendo um filho; e que filho é pra sempre”, declarou.

A reunião foi solicitada pela professora Maria José Cândido Barbosa, supervisora do 6º ao 9ª ano da Rede Municipal de Ensino de João Pessoa e chefe da Divisão de Anos Finais (ligada à Diretoria de Ensino, Gestão e Escola de Formação) da Secretaria de Educação do Município. Ela explicou que a divisão visa desenvolver ações de fortalecimento, por meio orientações curriculares e formação de educadores. “Visa, também, ao estabelecimento de parcerias, a exemplo dessa firmada com o Poder Judiciário estadual”, disse.

Edital – Conforme o documento, o texto deverá ser manuscrito, com letra legível, constando, no mínimo 20 linhas e, no máximo, 25, podendo ser, ainda, dissertativo, narrativo, descritivo ou poético.

Cada redação deverá ser acompanhada da ficha de inscrição, em letra legível, e de uma Declaração de Autenticidade do texto, assinada pelos pais, escola ou responsável pelo aluno. Para efeito de participação, será considerada a data do envio eletrônico. O não cumprimento do prazo desclassificará automaticamente a redação.

Por Gabriela Parente