‘Como Minutar Atos Ordinatórios e Decisões de Baixa Complexidade’ foi o quinto tema abordado dentro da proposta do webinário Repensando Práticas Judiciais: Diálogos com Corregedoria e Esma. Na última sexta-feira (17), mais de 400 participantes, entre servidores e magistrados, discutiram sobre o assunto, abordado pela servidora da 8ª Vara Cível da Comarca de Campina Grande, Analine Borges Cirne.
Tipos de minuta, sua importância e modelos de atos ordinatórios foram algumas das nuances debatidas pela palestrante, bem como a contribuição das ferramentas para com a rapidez dos processos. “Uma vara que utiliza os atos e minutas anda com mais celeridade, pois os processos ficam aptos para julgamento mais cedo”, observou Analine, que também tirou dúvidas dos participantes sobre o tema.
Ao final, a servidora destacou a importância do webinário. “Acho louvável que a Esma e a Corregedoria tenham decidido falar sobre uma temática mais direcionada aos servidores, auxiliando este trabalho”, disse.
Na ocasião, o juiz corregedor Fábio Araújo destacou que o webinário é um espaço para que o servidor tenha vez e voz. Também presente, a juíza corregedora Aparecida Gadelha agradeceu a presença de cada servidor e magistrado no evento e enalteceu a parceria entre a CGJ e a Esma na viabilização do aperfeiçoamento contínuo.
A abertura foi feita pelo diretor adjunto da Esma, juiz Antônio Silveira Neto. “É um webinário de muita informalidade, em que vamos conversar sobre um dos temas mais importantes nas serventias judiciais”, disse.
O evento foi transmitido de forma simultânea pela plataforma Zoom e pelo canal da Esma no Youtube, onde o vídeo está disponibilizado. (Acesse AQUI).
Por Gabriela Parente