CGJ verifica boas práticas na Cadeia Pública de Belém durante inspeção

19 de julho de 2022

Algumas ações executadas na Cadeia Pública de Belém (PB) foram analisadas positivamente pela Corregedoria Geral de Justiça da Paraíba, durante inspeção realizada pelos corregedores nessa segunda-feira (18). A unidade é dirigida por Diógenes Santos Costas, que não se intimida na busca de recursos em prol de implementar constantes melhorias no local.

Além de contar com a Secretaria de Administração Penitenciária do Estado, a Direção da Cadeia recorre a outras fontes, como: verbas oriundas de prestações pecuniárias dos Juizados Especiais Criminais; doações de materiais diversos solicitados a empresas, igrejas e instituições; e, ainda, o Fundo de Aquisição dos Policiais Penais, criado pelo diretor, por meio do qual a categoria contribui mensalmente com um pequeno valor.

Com isso, a unidade está sempre investindo em tecnologia, adquirindo utensílios de uso doméstico e passando por obras de reforma e ampliação, cuja mão de obra é executada pelos próprios reeducandos como forma de remição da pena. O trabalho rendeu a construção de uma passarela, novas áreas de sol, sala de aula, novas celas, entre outros. “Aqui, não paramos de construir”, atestou o diretor.

Diógenes acredita que, apesar da escassez de recursos, o diferencial para o melhor funcionamento da Cadeia é a união e a boa comunicação entre as pessoas envolvidas: policiais penais e militares, Judiciário, Ministério Público e a sociedade. “Quando todos se unem, o trabalho acontece”, disse.

As iniciativas verificadas foram elogiadas pelo corregedor-geral de Justiça, desembargador Fred Coutinho. “Um trabalho visionário realizado por alguém que veste a camisa e implementa ideias inovadoras”, avaliou.

Os corregedores estiveram, também, na Cadeia Pública de Araruna, onde checaram aspectos diversos, como alimentação, estrutura, existência de projetos ressocializadores, entre outros.