Ceja entrega premiação aos vencedores do VIII Concurso de Redação sobre Adoção

16 de dezembro de 2014

premio1A Comissão Estadual Judiciária de Adoção (Ceja), órgão da Corregedoria Geral de Justiça, premiou na manhã desta segunda-feira (15) os vencedores do VIII Concurso de Redação sobre Adoção, com o tema “A Adoção é, antes de tudo, uma escolha de amor”. A entrega dos prêmios encerrou as atividades da Ceja relativas à Campanha de Adoção no ano de 2014.

O evento ocorreu no auditório do Complexo Judiciário e contou com a presença do corregedor-geral de Justiça, desembargador Márcio Murilo da Cunha Ramos (foto). Participaram do certame alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental de 21 escolas públicas e privadas da região metropolitana de João Pessoa e foram inscritas 214 redações, sendo selecionadas 16 redações para avaliação da Comissão.

Na solenidade de premiação, o desembargador Márcio Murilo ressaltou que um dos principais objetivos dos concursos é incentivar a criatividade e a pesquisa, em torno de um tema tão importante que é a adoção.

“É sempre um alegria esse momento anual, em que a Corregedoria de Justiça atua nesse sistema pró-ativo de estímulo à adoção. Ao mesmo tempo, é uma emoção de vermos crianças engajadas nessa luta, para que haja o amor e para que cada cidadão tenha a consciência de poder adotar uma criança. E essa consciência transforme em direito da criança de ter uma pai, uma mãe e toda uma família”, disse o desembargador.

A secretária executiva da Ceja, Ana Cananea, ressaltou que durante o corrente ano, a Ceja, promoveu diversas atividades, como palestras e rodas de conversas nas escolas, no intuito de melhor divulgar, incentivar e informar sobre a temática da adoção.

“O objetivo do concurso buscou estimular o pensamento, a pesquisa, a criatividade e o raciocínio de alunos de escolas públicas e privadas sobre os direitos e a necessidade de uma criança ou adolescente, pertencer a uma família”, disse a secretária executiva da Ceja, Ana Cananea.

premio3Para o juiz da 1ª Vara da Infância e Juventude da Capital, Adhailton Lacet Porto (foto), os estudantes conseguiram, na produção dos textos, oportunamente definir o real valor da adoção, bem como o Poder Judiciário está levando esse conhecimento as escolas e as crianças e adolescentes, estão captando a essência não só da adoção, mas como de outros direitos que estão no estatuto da criança e adolescentes.

“Os alunos sintetizaram a sua maneira, o que é o instituto da adoção, que é esse gesto tão nobre e tão bonito de depreendimento e de amor”, afirmou o magistrado. Ele informou que, em 2014, já foram adotadas em todo o Estado 258 crianças.

O aluno João Pedro Nascimento da Silva, que escreveu a redação “Aquele Dia” e ficou em 2º lugar, afirmou que se inspirou seu texto nas crianças mais carentes. O aluno tem 15 anos e estuda no 9º ano do ensino fundamental da Escola Municipal Profª Elizabeth Ferreira da Silva, no município de Cabedelo.A seguir, parte do redação: “… Eu era apenas uma criança…naquele lugar diferente esperando uma família, que me levaria de repente! Que me criassem com carinho e amor. E me aceitassem do jeitinho que eu sou! Um pai e uma mãe para me amar, e me colocar para dormir, com uma linda canção de ninar! ….”, disse.

Já a autora, do texto ‘A adoção: Um ato de bravura e amor!’, Ananda Tereza Santos Figueiredo que tem 11 anos e cursa o 6º ano do ensino fundamental do Colégio GEO Tambaú, em João Pessoa, asseverou que estudou e leu para redigir sua redação. “Fiz muitas pesquisas e vi como fazia para adotar uma criança e ao mesmo tempo, ter um maior embasamento para minha redação”, comentou a estudante.

A seguir, parte do texto: “A adoção é, antes de tudo, uma escolha, ou melhor, várias escolhas de mudanças de vida, de novas oportunidades, e, principalmente, de amor e carinho. Porém, ouso ir além e digo que a adoção é um ato de bravura. Sim, bravura! Porque é necessário bravura para viver e amar uma pessoa que apesar de não ser originada de você, agora vai fazer parte de sua família …”.

São parceiros da Ceja, neste concurso, o Tribunal de Justiça da Paraíba, a Coordenadoria da Infância e Juventude da Paraíba, o Ministério Público, a 1ª Regional de Ensino do Estado e as secretarias de Educação dos municípios de Alhandra, Bayeux, Caaporã, Cabedelo, Conde, Cruz do Espírito Santo, João Pessoa, Lucena, Mari, Santa Rita e Sapé.

Resultado final6º ANO1º lugar: Amanda Tereza Santos Figueiredo, Colégio Geo Tambaú – João Pessoa/PB;2º lugar: Vitória Maria Ribeiro Matias, Colégio Geo Tambaú, João Pessoa/PB7º ANO1º lugar: Michelly Ferreira dos Santos, Escola Municipal Profª Elizabeth Ferreira da Silva, Cabedelo/PB;2º lugar: Camilkly Galvão da Silva Lima, Escola Municipal Rosa de Figueiredo Lima, Cabedelo– PB;8º ANO1º lugar: Gabriella de Souza Moura, Escola Municipal Olívio Ribeiro Campos, João Pessoa /PB2º lugar: Pedro Enrick Coutinho Lemos Rodrigues Santiago, Escola Municipal Major Adolfo Pereira Maia, Cabedelo/PB;9º ANO1º lugar: Gabriel Ferreira Gonçalves, Escola Municipal Profª Elizabeth Ferreira da Silva, Cabedelo/PB2º lugar: João Pedro Nascimento da Silva, Escola Municipal Profª Elizabeth Ferreira da Silva, Cabedelo/PB.

Por Marcus Vinícius