A Comissão Estadual Judiciária de Adoção (Ceja), órgão da Corregedoria Geral de Justiça, premiou na manhã desta segunda-feira (15) os vencedores do VIII Concurso de Redação sobre Adoção, com o tema “A Adoção é, antes de tudo, uma escolha de amor”. A entrega dos prêmios encerrou as atividades da Ceja relativas à Campanha de Adoção no ano de 2014.
O evento ocorreu no auditório do Complexo Judiciário e contou com a presença do corregedor-geral de Justiça, desembargador Márcio Murilo da Cunha Ramos (foto). Participaram do certame alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental de 21 escolas públicas e privadas da região metropolitana de João Pessoa e foram inscritas 214 redações, sendo selecionadas 16 redações para avaliação da Comissão.
Na solenidade de premiação, o desembargador Márcio Murilo ressaltou que um dos principais objetivos dos concursos é incentivar a criatividade e a pesquisa, em torno de um tema tão importante que é a adoção.
“É sempre um alegria esse momento anual, em que a Corregedoria de Justiça atua nesse sistema pró-ativo de estímulo à adoção. Ao mesmo tempo, é uma emoção de vermos crianças engajadas nessa luta, para que haja o amor e para que cada cidadão tenha a consciência de poder adotar uma criança. E essa consciência transforme em direito da criança de ter uma pai, uma mãe e toda uma família”, disse o desembargador.
A secretária executiva da Ceja, Ana Cananea, ressaltou que durante o corrente ano, a Ceja, promoveu diversas atividades, como palestras e rodas de conversas nas escolas, no intuito de melhor divulgar, incentivar e informar sobre a temática da adoção.
“O objetivo do concurso buscou estimular o pensamento, a pesquisa, a criatividade e o raciocínio de alunos de escolas públicas e privadas sobre os direitos e a necessidade de uma criança ou adolescente, pertencer a uma família”, disse a secretária executiva da Ceja, Ana Cananea.
Para o juiz da 1ª Vara da Infância e Juventude da Capital, Adhailton Lacet Porto (foto), os estudantes conseguiram, na produção dos textos, oportunamente definir o real valor da adoção, bem como o Poder Judiciário está levando esse conhecimento as escolas e as crianças e adolescentes, estão captando a essência não só da adoção, mas como de outros direitos que estão no estatuto da criança e adolescentes.
“Os alunos sintetizaram a sua maneira, o que é o instituto da adoção, que é esse gesto tão nobre e tão bonito de depreendimento e de amor”, afirmou o magistrado. Ele informou que, em 2014, já foram adotadas em todo o Estado 258 crianças.
O aluno João Pedro Nascimento da Silva, que escreveu a redação “Aquele Dia” e ficou em 2º lugar, afirmou que se inspirou seu texto nas crianças mais carentes. O aluno tem 15 anos e estuda no 9º ano do ensino fundamental da Escola Municipal Profª Elizabeth Ferreira da Silva, no município de Cabedelo.A seguir, parte do redação: “… Eu era apenas uma criança…naquele lugar diferente esperando uma família, que me levaria de repente! Que me criassem com carinho e amor. E me aceitassem do jeitinho que eu sou! Um pai e uma mãe para me amar, e me colocar para dormir, com uma linda canção de ninar! ….”, disse.
Já a autora, do texto ‘A adoção: Um ato de bravura e amor!’, Ananda Tereza Santos Figueiredo que tem 11 anos e cursa o 6º ano do ensino fundamental do Colégio GEO Tambaú, em João Pessoa, asseverou que estudou e leu para redigir sua redação. “Fiz muitas pesquisas e vi como fazia para adotar uma criança e ao mesmo tempo, ter um maior embasamento para minha redação”, comentou a estudante.
A seguir, parte do texto: “A adoção é, antes de tudo, uma escolha, ou melhor, várias escolhas de mudanças de vida, de novas oportunidades, e, principalmente, de amor e carinho. Porém, ouso ir além e digo que a adoção é um ato de bravura. Sim, bravura! Porque é necessário bravura para viver e amar uma pessoa que apesar de não ser originada de você, agora vai fazer parte de sua família …”.
São parceiros da Ceja, neste concurso, o Tribunal de Justiça da Paraíba, a Coordenadoria da Infância e Juventude da Paraíba, o Ministério Público, a 1ª Regional de Ensino do Estado e as secretarias de Educação dos municípios de Alhandra, Bayeux, Caaporã, Cabedelo, Conde, Cruz do Espírito Santo, João Pessoa, Lucena, Mari, Santa Rita e Sapé.
Resultado final6º ANO1º lugar: Amanda Tereza Santos Figueiredo, Colégio Geo Tambaú – João Pessoa/PB;2º lugar: Vitória Maria Ribeiro Matias, Colégio Geo Tambaú, João Pessoa/PB7º ANO1º lugar: Michelly Ferreira dos Santos, Escola Municipal Profª Elizabeth Ferreira da Silva, Cabedelo/PB;2º lugar: Camilkly Galvão da Silva Lima, Escola Municipal Rosa de Figueiredo Lima, Cabedelo– PB;8º ANO1º lugar: Gabriella de Souza Moura, Escola Municipal Olívio Ribeiro Campos, João Pessoa /PB2º lugar: Pedro Enrick Coutinho Lemos Rodrigues Santiago, Escola Municipal Major Adolfo Pereira Maia, Cabedelo/PB;9º ANO1º lugar: Gabriel Ferreira Gonçalves, Escola Municipal Profª Elizabeth Ferreira da Silva, Cabedelo/PB2º lugar: João Pedro Nascimento da Silva, Escola Municipal Profª Elizabeth Ferreira da Silva, Cabedelo/PB.
Por Marcus Vinícius