Será realizado nesta quinta-feira (17), das 14h às 16h, o “Webinário sobre SNA: Sistema Nacional de Adoção e Acolhimento”, por meio do qual juízes e servidores que atuam nas Varas da Infância e Juventude do Estado poderão tirar dúvidas sobre a plataforma. O evento é promovido por meio de uma parceria entre a Comissão Estadual de Adoção (Ceja) da Corregedoria Geral de Justiça e a Coordenadoria da Infância e Juventude (Coinju) do TJPB.
“Na oportunidade, serão dirimidas as dúvidas a respeito do Sistema Nacional de Adoção e Acolhimento, como ainda os caminhos de sua alimentação e movimentação”, adiantou o coordenador estadual da Infância de Juventude, desembargador Romero Marcelo da Fonseca Oliveira.
O juiz corregedor Fábio Araújo esclareceu que o SNA é uma plataforma que congrega os interessados em adotar. “Como sistema de dados que é, precisa ser atualizado e refletir a realidade sobre condições dos pretendentes à adoção e dos adotandos. Portanto, é essencial a correta alimentação do sistema e sua constante atualização. Nesse evento, alertaremos para essa necessidade e para outros pontos importantes relativos ao tema”, afirmou.
De acordo com a secretária administrativa da Ceja, Ana Cananéa, o SNA está em funcionamento desde 2019. No entanto, ainda há muitas dúvidas no manuseio do cadastro por partes das comarcas. “A atualização do cadastro é necessária para que possamos saber, com segurança, o número de acolhidos; número de pretendentes a adoção; quantas adoções e habilitações foram realizadas ou estão em andamento, entre outras. O SNA nos dá o perfil sobre a situação de adoção e acolhimento em nosso Estado”, explicou.
A abertura do Webinário será feita pelo corregedor-geral de Justiça e presidente da Ceja, desembargador Fred Coutinho, pelo juiz corregedor Fábio Araújo, pelo coordenador da Infância e Juventude, desembargador Romero Marcelo, e pelo juiz titular da 1ª Vara da Infância e Juventude da Capital e colaborador da Coinju, Adhailton Lacet.
Em seguida, haverá espaço para a apresentação das dúvidas, que serão esclarecidas, também, pelos servidores do Núcleo de Apoio da Equipe Multidisciplinar (Napem), Thomaz Rocha e Fernanda Sattva, que possuem experiência com o manuseio do sistema.
Por Gabriela Parente