87º Encoge é encerrado nesta sexta-feira (26) com debates sobre a transformação digital do Judiciário

26 de novembro de 2021

A transformação digital do Judiciário brasileiro é o tema central do 87º Encontro do Colégio Permanente de Corregedores-Gerais dos Tribunais de Justiça do Brasil (Encoge), que se encerra nesta sexta-feira (26), com a construção dos enunciados e elaboração da Carta de São Luís (MA), onde o evento é realizado. O corregedor-geral de justiça da Paraíba, desembargador Fred Coutinho, e os juízes corregedores Fábio Araújo, Aparecida Gadelha e Ely Jorge Trindade, estão presentes no Encontro e fizeram avaliações positivas sobre as matérias debatidas.

Desembargador-corregedor Fred Coutinho

“Está sendo muito proveitoso, com discussões relativas ao novo Judiciário. Palestras muito atuais e esclarecedoras acerca da realidade que estamos enfrentando e a que teremos no futuro. O Encoge é sempre inovador, com grandes temas em pauta”, disse o corregedor-geral de Justiça, desembargador Fred Coutinho.

O juiz corregedor Ely Jorge Trindade também apontou a relevância dos temas postos em debate, entre eles, os relacionados ao serviço digital nos cartórios de Registro de Imóveis e a realização de casamentos de forma virtual. “São medidas bem atuais e importantes, que procuram facilitar o acesso e a prestação dos serviços relacionados ao exercício da cidadania, na área extrajudicial. O Encoge possibilita muitos subsídios para o aprimoramento do trabalho das Corregedorias. Vamos promover estudos e ações que possam contribuir para o desenvolvimento e modernização dos serviços judiciários na Paraíba”, analisou o magistrado.

Evento

Ao receber os convidados de todo o país, o anfitrião do Encontro, corregedor-geral de Justiça do Maranhão e presidente do Colégio de Corregedores Gerais de Justiça (CCOGE), Desembargador Paulo Velten, falou sobre a importância do primeiro Encoge presencial, desde que teve início a pandemia de Covid-19.

Abertura do 87º Encoge

“É um prazer recebê-los em nossa cidade histórica. Esse é um Encoge diferente dos demais. Temos que celebrar. É o primeiro que se realiza após quatro realizados por videoconferência. Portanto, este é o Encontro da alegria do reencontro”, disse.

Ainda durante a abertura do Encontro, a corregedora nacional de Justiça, ministra Maria Thereza de Assis Moura, afirmou que o Encoge é um relevante espaço coletivo para discussão do aperfeiçoamento da prestação da jurisdição e dos serviços do foro extrajudicial.

Corregedores do país e ministra corregedora nacional, Maria Thereza de Assis Moura | Foto: Ribamar Pinheiro

“Findamos mais um ano desafiador, no contexto disruptivo da pandemia, no qual promovemos verdadeira transformação na forma como os serviços são prestados pelo Judiciário. A tecnologia nunca foi tão recorrente em nossas pautas como gestores preocupados com a prestação jurisdicional. Com a perspectiva de, em breve, retomarmos uma dinâmica mais próxima da normalidade, discutiremos temas relevantes como teletrabalho, trabalho presencial com viés digital, trabalho híbrido, balcão virtual, entre outros assuntos”, declarou.

Entre os temas debatidos, estão: Teletrabalho: Riscos e Oportunidades; Cartórios Digitais e SREI; Central de Regulação de Vagas: Garantindo Direitos por meio da Gestão Prisional Eletrônica; Casamentos Comunitários por Videoconferência; Laboratórios de Inovação: Caminho Criativo para Justiça 4.0; Acesso à Justiça via Tecnologia, entre outros.

Por Gabriela Parente